O Material Fotosensível

<>

1727-O alemão, Johann Heirich Schulze, professor de anatomia de Altdorf, descobre e comprova que o fenômeno do enegrecimento da prata se deve a incidência da luz. O primeiro passo para fixar a imagem reproduzida na caixa escura sem ter que chegar a copiá-la ou colar a mão, ocorreu realizando uma demonstração da investigação experimental sobre a sensibilidade à luz do nitrato de prata.

Joseph Nicéphore Niépce

O mérito da obtenção da primeira imagem duradoura,fixa e inalterável à luz pertence ao francês Joseph Nicéphore Niépce. (1765-1833).

As primeiras imagens positivas diretas as conseguiu utilizando placas de peltre (liga de metais de zinco, estanho e chumbo) cobrindo-as de graxa da Judéia e fixadas com azeite de lavanda. Nicéphore utilizou uma câmera escura modificada e impressionou em 1827 com a vista do pátio de sua casa captando a primeira fotografia permanente da História. A este procedimento lhe chamou heliografia Não obstante Nicéphore, não conseguiu um método para revestir as imagens, e preferiu começar a pesquisar um sistema para obter positivos diretos. Também tropeçou com o problema das extensíssimas exposições.

Amostra da fotografia fixada por Josep Nicéphore Niépce

Esta imagem tomada em 1822 fixada por Josep  Nicéphore Niépce,mostra um ângulo de sua habitação de trabalho.

Louis Jacques Mande Daguerre, vinte anos mais jovem que Niépce e famoso pintor, estava interessado na forma de fixar a luz com sua câmera escura e ao inteirar-se dos trabalhos de Niépce lhe escreveu para conhecer seus métodos, mas este se negava com evasivas; depois de visitar-lhe várias vezes e tentar convencê-lo para associar-se, deu por inúteis suas tentativas e se lançou a pesquisar tenazmente.

Em 1835 Jacques Daguerre publicou seus primeiros resultados do seu experimento, processo que chamou Daguerrotipo, consistente em lâminas de cobre prateadas e tratadas com vapores de Iodo. Reduziu ademais os tempos de exposição para 15 ou 30 minutos, conseguindo uma imagem mal visível, que posteriormente revelava em vapores quentes de mercúrio e fixava lavando com água quente com sal. O verdadeiro fixador não o conseguiu até dois anos mais tarde. Alguns dos daguerrotipos que produziu se conservam ainda na atualidade.

Hospedagem de sites com domínio Grátis, Revenda de Hospedagem com recursos ilimitados