Primeiro desenho da câmera escura

<>
 

 

 

Primeiro desenho da câmera escura

A ideia da fotografia nasce em síntese de duas experiências muito antigas. A primeira é a descoberta de que algumas substâncias são sensíveis à luz.A segunda foi a descoberta da câmera escura.

A máquina escura da qual deriva a câmera fotográfica,foi realizada muito tempo antes de que se encontrasse o procedimento para fixar com meios químicos a imagem ótica produzida por ela.

Aristóteles,filósofo grego que viveu em Atenas entre 384 e 322 a.C,afirmava que se se praticasse um pequeno orifício sobre a parede de uma habitação escura,um feixe luminoso desenharia sobre a parede oposta a imagem invertida do exterior.

A primeira descrição completa e ilustrada sobre o funcionamento da câmera escura

 

Câmera escura. A primeira descrição completa e ilustrada sobre o funcionamento da câmera escura, aparece nos manuscritos de Leonardo da Vinci (1.452-1.519).

 

Ampliar

A primeira descrição completa e ilustrada sobre o funcionamento da câmera escura,aparece nos manuscritos de Leonardo da Vinci(1.452-1.519).

A primeira descrição completa e ilustrada sobre o funcionamento da câmera escura,aparece nos manuscritos de Leonardo da Vinci (1.452-1.519).

Na antiguidade os artistas dispunham de uma habitação escura na qual entravam para fotografar uma paisagem circundante,mas estas montagens e instrumentos,tinham um grande inconveniente,eram muito pouco manejáveis.

fonte:Wikipédia-A enciclopédia livre.


Mesa de desenho. Por volta da segunda metade do século XVII se inventou uma mesa de desenho portátil seguindo o princípio da câmera escura.

 

 

Mesa de desenho.Por volta da segunda metade do século XVII se inventou uma mesa de desenho portátil seguindo o princípio da câmera escura.

Mesa de desenho

Por volta da segunda metade do século XVII se inventou uma mesa de desenho portátil seguindo o princípio da câmera escura.

Era uma grande caixa de madeira,cujo lado dianteiro estava fechado por uma lente,o artista dirigia esta caixa para onde queria e copiava a imagem fotografada sobre uma cartolina semi transparente,apoiando-a num cristal situado na parte superior.

Este artifício,foi utilizado durante vários séculos por artistas pintores,incluindo entre eles duas personalidades famosas,como; Canaletto e Durero que o utilizavam para angariar anotações com bastante precisão na perspectiva.

fonte:Wikipédia-A enciclopédia livre.

A câmera escura

A câmera escura (Lat.câmara escura ou câmera escura) foi uma invenção no campo da óptica e um dos passos mais importante que conduziram à fotografia; ainda hoje os dispositivos de fotografia são conhecidos como “câmeras”.

Algumas câmeras escuras foram construídas como atrações turísticas, embora poucas existam ainda hoje. Exemplos podem ser encontrados em Grahamstown na África do Sul, Bristol na Inglaterra, Kirriemuir, Dumfries e Edinburgh, Escócia, e Santa Monica e São Francisco, Califórnia. Existe uma grande e bem montada câmera escura no Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro.

Uma versão pequena de mão usando papel fotográfico para registrar a imagem é conhecida como camêra pinhole.

fonte:Wikipédia-A enciclopédia livre.

Hospedagem de sites com domínio Grátis, Revenda de Hospedagem com recursos ilimitados